Menu

quarta-feira, 20 de abril de 2011

U2




Onde tudo começou


1987. Esse foi o ano. Lembro-me claramente. Eu estava num grande supermercado (minha família costumava ir junta ao supermercado). Estava com meus pais e irmãos menores. Eu adorava andar sozinha olhando prateleiras, observando, absorvendo. Eu tinha onze anos. Naquela época eu já cortejava o Rock, Punk. Então fui para a área de revistas e livros (outra paixão). Mas eu procurava algo mais específico, como fotos dos moicanos arrepiados cheio de couro, argolas e coturnos pesados. Adorava ver homens nesse estilo. Não encontrei, mas em minha exploração me deparei com um poster de um homem que viraria o meu maior ídolo. Ele estava com um sobretudo preto, a pele pálida num cenário desolador... Pronto! Bastou para me conquistar. Eu nada sabia sobre ele, mas quando abri o poster senti que ia ser uma relação duradoura. Era nada mais nada menos que Bono Vox na capa e o U2 no poster central. Naquela época era lançamento do álbum que seria uma das obras primas do grupo o Joshua Tree. Mas o que mais eu tinha gostado era que Bono fazia aniversário no dia 10 de maio, igual a mim. Eu nunca tinha conhecido alguém que fizesse aniversário no mesmo dia que eu. Fútil? Claro que não! Eu só tinha onze anos! Mas minha formação musical foi influenciada por esse grupo, por esse cara e ... SOU ETERNAMENTE GRATA POR ISSO!! Imaginou? Eu apreciando um funk ou um pagode? Deus me livre!
O fato é que, nunca mais fui a mesma depois daquele dia.. Exagero? Claro que não. Não pra mim.




U2 360º



2011. 10 DE ABRIL. O Show mais perfeito! Musicalmente, visualmente e com uma carga emocional pra lá de forte. EU VI O BONO DE PERTO PELA TERCEIRA VEZ. A primeira foi em 1998, na turnê POP Mart. Foi lindo! ficamos perto do palco e para mim a visão daqueles quatro homens era a realização musical da minha vida. Um show muito bom. A segunda vez foi na Vertigo Tour em 2006. Foi ótimo, um Bono militando, e tudo mais... E esse ano a terceira vez...Eu já disse que quanto mais velho melhor?? A terceira vez do U2 no Brasil pra mim foi a mais emocionante. A turnê 360º é de longe a melhor das três. Ter visto um Bono maduro, sem aquela pregação de um mundo melhor e mandando ver na música foi pra mim o melhor. Mas o show não foi só especial por causa disso eu tinha ao meu lado, gritando cantando e chorando, o homem da minha vida. Meu filho Alef. Era o primeiro show de estádio da vida dele. E foi certamente inesquecível.





Fomos os três para o Morumbi eu, minha irmã (não fosse por ela eu não tinha conseguido) e o Alef, demos um nó na segurança, e felizmente entramos os três juntos na pista. A primeira visão daquela enorme aranha foi demais. O coração foi a mil! Não vou conseguir detalhar todo o Show, mesmo porque quando eu lembro fico num estado de emoção que só me faz chorar, mas posso dizer que ter escutado as músicas que tanto gosto ao vivo nesse show foi demais. Único. Mas Três músicas me fizeram delirar e tornaram esse show o melhor da minha vida. Quando os acordes de OUT OF CONTROL começaram, eu nem acreditei. Meu filho começou a gritar: C@42@$# é Out of control!! Eu respondi: Impossível! Eles não iriam tocar. Então Bono falou: Essa é uma música que tocamos em ocasiões especiais. Nosso primeiro single... OUT OF CONTROLLLLLLLLLLLLLLLL.







Rá! Desabei, chorei, abracei o Alef, gritamos, pulamos e cantamos bem alto. Foi catártico. Eu tive o privilégio de ver o U2 cantando um single de 1980. Histórico. Vieram outras músicas lógico, todas apreciadas e cantadas, então veio... ZOOROPA... Nossa! Inacreditável. Um Show que eu queria ter visto do U2 foi a ZooTV tour. Não vi porque nunca trouxeram para o Brasil, mas teria dado um jeito. Uma pena queria ter visto Bono incorporar MacPhisto e telefonar pra casa branca. Zooropa era uma música dessa turnê, o detalhe está em que o U2 nunca executou essa música inteira por ser muito difícil ao vivo.( Obrigada pela informação Fernanda). MENINAS EU VI O BONO TOCAR ZOOROPA AO VIVO INTEIRA! Histórico2.





A terceira música foi ULTRA VIOLET... Gente eu pirei o cabeção... Foi lindo! Ultra Violet é uma música que está no álbum ACHTUNG BABY do começo dos anos 90. O meu xodó, o meu preferido. Foi de lá que saíram canções imortais como One, Misteryous ways, Even better than the real thing e Until the end of the world. Eu falaria página e páginas sobre o Show, mas só quem viu e ouviu sabe como me sinto. Sou fã e não tenho vergonha disso. Adoro o U2 e quanto mais velhos melhor eles ficam. Como vinho. Embriagador, prazeroso, inesquecível!!




U2 FOREVER!!



Se quiserem ver mais entrem no meu Facebook





Máteria de Fabiana Ranieri

Nenhum comentário:

Postar um comentário