Menu

sábado, 1 de maio de 2010

Cinema Cultura Pin up

Durante a segunda guerra explodiram as fotos de moçoilas vestidas de modo sensual, sorriso de anjo e olhar 43. Mas a tal cultura pin up, um termo que surgiu mais ou menos da década de 40, já vinha de muito antes com o cinema mudo e o teatro de revista na década de 1920...


Sim é bem velhinho. Mas as musas e divas são eternas. Temos na década de 20 Greta Garbo despontando, e em 1932, Greta fez o filme Grande Hotel pelo qual ela ficou imortalizada pela seguinte frase: "I want be alone". Na década de 40, Marlene Dietrich que além de atriz e cantora recusou um pedido de Hitler para rodar um filme pró-nazismo(detalhe que Marlene era alemã), claro que o bigodudo infame do Hitler ficou fulo da vida e a chamou de no mínimo traidora. Ela deu um grande foda-se ao idiota virou cidadã americana e foi cantar para os soldados aliados. Divina. Ainda nessa década temos a Judy Garland, quem não se lembra de Dorothy do Mágico de Oz? " Não há lugar melhor que o lar..."



Na foto Betty Grable
Mas a preferida de todos os pracinhas, imortalizada pela famosa foto vestida com roupa de banho e olhando sedutoramente para trás, Betty Grable com certeza figurou uma porção de paredes em milhares de "pôsteres" nos alojamentos dos solitários soldados. Ela que fez um seguro de suas longas e curvilíneas pernas no valor de um milhão de dólares era sem dúvida alguma, o sonho de consumo dos pobres mortais do sexo masculino. E claro gente, não posso deixar de falar da nossa pin up luso-brasileira Carmem Miranda... Sem comentários, a mulher cantava demais, dançava demais e fez um monte de filmes... Palmas pra ela!!!


Então, nos anos 50, Norma Dean apareceu como um furacão. Quem é essa? Nada mais nada menos que a "famosérrima" linda, loira, Marilyn Monroe... Depois dela sensualidade era um estado de espírito. Nos anos 70 como não falar das Panteras, Jaclyn Smith, Kate Jackson e a minha preferida Farrah Fawcet...Pra não falar de Olivia Newton-John com o famoso Grease.


Nos anos 80 temos Brooke Shields, a famosa náufraga de A lagoa azul, Molly Ringwald com um dos o meus filmes preferidos "Pretty Pink", ou na nossa língua A Garota de Rosa Chocking. (Suspiros).Hoje a cultura, a moda, aarte pin up voltou e no cinema umas das minhas preferidas é Scarlet Johansson. Linda, discreta, talentosa é uma Diva! Assistam Match Point e saibam porquê ela é a queridinha do Woody Allen.
Máteria: Fabi Ranieri

Um comentário:

Alana Barbosa disse...

vou virar pin up rsrsrs =)

Postar um comentário